Analisando a diferença dos arremessos de Korver com e sem LeBron James em quadra


Texto de Mike Zavagno (Twitter @mzavagno11) escrito em 20 de Novembro, para o site FearTheSword (www.fearthesword.com)


 

kyle-korver-lebron-james

Kyle Korver é um dos melhores chutadores da história e nessa temporada não veem sendo diferente. Atualmente ele tem 43.6% da linha dos três pontos em 94 tentativas, e seus arremessos longos vem sendo crucial para a equipe.

Mas algo curioso vem acontecendo com ele nesse inicio de temporada. Com LeBron James em quadra, Korver tem 35 acertos da linha dos três em 61 tentativas, algo em torno de espantosos 57.4%FG. Quando LeBron está no banco, Korver se torna totalmente gelado, acertando apenas 6 em 33 tentativas (18.2%FG).

Os quase 40% de diferença é algo gigantesco, especialmente para um chutador do nível de Kyle Korver.

O efeito LeBron James

Quando olhamos essa disparidade a primeira coisa que questionamos é quanto de impacto que LeBron está tendo no sucesso dos arremessos de Korver.

Confira abaixo o aproveitamento de Korver em passes de diferentes companheiros de equipe:

tabela2

Além de 53.7% em passes do LeBron, Korver está 6-9 dos três pontos em passes do Wade quando LeBron James também está na quadra, e apenas 1-14 nos passes do Wade com LeBron fora de quadra. 

 

A área onde Korver tem mais sucesso em passes do LeBron é saindo de corta luz sem a bola, normalmente a jogada é exatamente igual ao exemplo acima. Korver está chutando o absurdo 17-25 (68%) saindo de corta luz em passes do LeBron.

Mas esses números não contam toda a historia. Dê uma olhada nessas duas jogadas de Korver. Cavs faz exatamente a mesma jogada, Love finge estar indo fazer corta luz na bola mas continua e faz corta luz sem a bola para Korver.

A primeira em um passe vindo do LeBron:

A segunda em passe vindo do Wade:

 

As jogadas são quase idênticas, o timing e localização do passe também, mas Korver converte apenas o passe vindo do LeBron, e erra no passe de Wade. Obviamente existem alguns passes que somente LeBron é capaz de fazer, mas nesses casos a qualidade dos arremessos nessa jogada vem sendo exatamente a mesma, com LeBron ou sem ele.

 

Por outro lado, existe alguns casos onde a diferença da qualidade de passe do LeBron com a qualidade de Wade fica evidente. Contra o Hornets, Korver faz um corta luz para Jeff Green antes de sair para o arremesso de três, o passe de Wade é um pouco tarde e um pouco balão, tornando o que poderia ser um chute livre, em um arremesso contestado.

Em jogada parecida contra o Bucks, o passe de Wade faz uma possível jogada de pegar e chutar para Korver se tornar um arremesso “step back” de difícil conversão. Korver está chutando 46.9% nos arremessos de pegar e chutar, e apenas 23.1% em arremessos “step back”.

 

Um foco no corta luz

Outra hipótese para a melhor porcentagem de Korver com LeBron é que diferentes jogadores estão efetuando corta luz para Korver, criando assim mais espaço para o arremesso.

Apesar do tempo de LeBron James fora de quadra ser pequeno, esse não parece ser o caso.

tabela-korver

*Screener: Jogador que fez o corta luz

*ON-OFF: LeBron em quadra-LeBron fora de quadra

Korver está chutando 5-7 dos três pontos quando LeBron faz o corta luz. Dê uma olhada nessa jogada contra o Hawks:

Taurean Prince, jogador do Hawks, se depara com uma missão impossível. Quando LeBron faz o corta luz nele, ele pode trocar e deixar mais espaço pro Korver, ou escolher ficar na defesa de Korver para tirar o arremesso de três. Mas se ele resolver fazer isso, ele arrisca LeBron infiltrando para uma bandeja fácil, ou LeBron recebendo a bola perto da cesta sendo defendido por Belinelli.

Nessa lance especifico Prince decide ficar perto de LeBron e deixar Korver sair para o arremesso de três, e assim a jogada acaba terminando com uma bola de três do Korver.

Quando você combina passes e corta luz feitos por LeBron, Korver está chutando 27-48 dos três pontos (56.3%), e é bem possível que esse aproveitamento se mantenha durante toda temporada.

Diferentes tipos de arremessos

A hipótese final para Korver ter quase 40% a mais nos três pontos com LeBron James em quadra é que ele está efetuando esses arremessos de diferentes formas.

Novamente, apesar da amostra de LeBron fora de quadra ser pequena, essa hipótese é bastante possível que seja verdadeira.

Com LeBron em quadra, quase 90% dos arremessos de Korver dos três pontos são efetuados após um corta luz ou com ele parado esperando a bola. Historicamente essas são as duas áreas que Korver sempre foi melhor, e em ambas situações é menos provável que o defensor consiga contestar seu arremesso. Quando LeBron está fora de quadra, a sua combinação de arremessos nessas duas situações cai para apenas 55%.

Observe a diferença na defesa que Anthony Davis consegue fazer em uma tentativa dos três pontos de Korver saindo de um corta luz (segundo vídeo) com a defesa em outro tipo de arremesso (primeiro vídeo).

Como vocês puderam observar, com Korver saindo de um corta luz, ele fica em melhor posição para efetuar o arremesso.

Conclusão

Baseado nos vídeos, existe uma boa razão para acreditar que Korver não irá continuar chutando apenas 18.2% dos três com LeBron fora de quadra. Cavs vem criando suficiente arremessos para ele mesmo sem LeBron, e ele é muito bom chutador para manter essa porcentagem.

Mas o Cavs também deveria focar em colocar ele, quando sem LeBron, em mais situações saindo de corta luz. Talvez em jogadas que ele apenas pega e arremessa seja difícil criar sem LeBron em quadra, mas as jogadas saindo de corta luz são possíveis criar mesmo sem ele.

Ao mesmo tempo é obvio que Korver irá continuar chutando a bola melhor com LeBron em quadra. LeBron é um grande passador, atrai a defesa, e também é muito bom efetuando corta luz, como vimos anteriormente.
Com a habilidade de arremesso do Korver somada a habilidade de infiltração de LeBron, não é surpresa nenhuma que Cavs tenha um NetRating ofensivo de 119.8 com os dois em quadra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *