Tyronn Lue passa com sucesso em seu primeiro teste na temporada

lue-wade

Escrito por Dave McMenamin

Após 4 jogos na temporada, JR Smith está voltando para a equipe titular no lugar de Dwyane Wade. Essa simples decisão é um bom exemplo da maneira de como o técnico Tyronn Lue irá lidar com esse Cavs cheio de talentos. Quando Wade e Lue declararam ao publico essa decisão na segunda feira, uma coisa ficou bem clara: Lue sempre achou que essa era a formação ideal do Cavs; ele só não queria forçar esse ponto de vista para Wade.

“Nós conversamos sobre isso antes dele nos escolher; ele se encaixaria melhor vindo do banco de reservas” Declarou Lue.

Wade repetiu o mesmo “Quando eu e Lue conversamos antes da minha decisão de chegar a essa equipe falamos da oportunidade de minha função ser de liderar a segunda unidade, mas também falamos de tudo que fiz em minha carreira como titular, então cheguei aqui para testar como seria”

Tyronn Lue sabe muito bem como é ser uma estrela nessa liga, mesmo ele tendo apenas 8.5 pontos de média na carreira como jogador. Lue já jogou com Kobe Bryant, Shaquille O´Neal, Michael Jordan, Tracy McGrady, Yao Ming, Dirk Nowitzki e Dwight Howard. Ele também já foi técnico de Kevin Garnett, Ray Allen, Paul Pierce, Chris Paul, Rajon Rondo, Blake Griffin, LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love. Lue conhece muito bem a pressão que esse tipo de jogador sofre em todos os jogos. Ele sempre soube que JR Smith fez 299 bolas de três nas ultimas duas temporadas comparado a apenas 52 de D-Wade, e que o Cavs teria muito mais espaço para as infiltrações de LeBron James e Derrick Rose com um chutador de três ao lado e não um jogador com as características de Wade. Mas ele também sabia que se ele falasse a um futuro Hall da Fama que ele deveria sacrificar $8 milhões de dólares que deixaria de  receber apenas para sair do banco de reservas sem nem ter uma chance de ser titular, ele poderia perder o respeito de Wade mesmo antes da temporada começar.

Então Lue fez o seguinte: nos primeiros treinos ele utilizou Wade com a segunda unidade, para mostrar a ele como seria o encaixe com esses jogadores. E como no segundo dia de treino LeBron James se machucou, Lue colocou Wade de titular nos jogos junto com JR Smith, dando assim uma chance para Wade no principal quinteto. Cerca de uma semana antes da temporada começar, Lue declarou que Wade continuaria como titular para a temporada, algo que pegou todos de surpresa.

“Eu apenas quero fazer” – Declarou Lue, não dando nenhuma explicação especifica de sua decisão. Alguns sites inclusive colocaram isso como uma mensagem muito ruim que Lue estava passando por dar a um jogador recém chegado o cargo de titular apenas pelo seu nome.

Mas Tyronn também deixou claro que isso poderia ser temporário “Apenas uma coisa que iremos fazer para começar a temporada e ver como funciona” ele falou.

Obviamente, em quadra, não funcionou. Sim, Wade e LeBron tiveram seus nomes chamados juntos na abertura da temporada, algo que tem até um valor considerarando que Cavs precisa fazer de tudo para deixar LeBron James feliz, já que ele está em seu ultimo ano de contrato. Mas apesar do inicio com duas vitórias e uma derrota, tanto Wade (5.7 pontos com 28%FG) quanto JR Smith (6.3 pontos com 33%FG)  tiveram um inicio muito abaixo do esperado em suas novas funções.

Após uma derrota vergonhosa para a equipe do Orlando Magic dentro de casa, Wade foi ao técnico Lue e pediu que fosse ao banco de reservas, aceitando o plano original do técnico, apenas algumas semanas depois. Ao invés de dizer “Eu te falei”, Lue elogiou Wade por tomar essa decisão sozinho. “Ele veio até mim e falou ‘sabe de uma coisa? O que você falou estava certo. Meu encaixe é muito melhor na segunda unidade e assim ter mais a bola na mão, então vamos fazer isso’. Isso que um profissional faz, sem ego. Ele percebeu o que era melhor pro time“

wade

A relação de Lue e Wade é de respeito máximo um com outro, e agora os dois só devem crescer após esse episiodio. Enquanto alguns podem criticar Lue por testar a paciência de JR Smith desse jeito, outro pode responder que Lue já tem um respeito consolidado com JR Smith, possibilitando que faça  isso para ganhar respeito de Wade.

Muitos testes virão essa temporada ao Lue, e ele acertou em cheio nesse primeiro teste.

============

davidTexto de Dave McMenamin, jornalista da ESPN responsável pela cobertura do Cavs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *